UTE Palmeiras - Usina Termelétrica de Palmeiras de Goiás-GO

Clique aqui para ser redirecionado ao novo site:


Seguem abaixo alguns projetos que desenvolvi no setor de Energia, que fazem parte do meu Portfólio, dentre diversos outros, desenvolvidos em setores variados, como o de papel e celulose, bebidas, mineração, açúcar e álcool, laticínios, etc:


SISTEMA DE CONTROLE E SUPERVISÃO
UNIDADE TERMELÉTRICA PALMEIRAS - UTE PALMEIRAS (170MW)
PALMEIRAS DE GOIÁS-GO
CLIENTE: BOLOGNESI



UTE PALMEIRAS



Descritivo Técnico
Usina Termelétrica de Palmeiras de Goiás UTE-Palmeiras está localizada na cidade de Palmeiras de Goiás, no estado de Goiás. Sua estrutura é composta por dois galpões, totalizando 99 motores geradores que produzem 170MW de energia elétrica disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional, com investimento total superior à R$300.000.000,00.


Sistema: Composto por 99 Geradores MTU, totalizando 170MW em dois PowerHouse´s independentes. Sistema de medição de óleo diesel, sistema de monitoramento da subestação com acionamento de chaves seccionadoras, disjuntores dos transformadores e relés de proteção. Interligação e envio de dados com ONS via protocolo IEC-104, com SOE (Sequence of Events) do sistema.

No ano de 2013, foi implementado o sistema de medição de temperatura dos cilindros dos geradores, totalizando 1600 pontos de medição de temperatura, para monitoramento e estudo de queima de combustível.

Arquitetura: Sistema composto por 99 módulos de controle DEIF interligados em rede, de onde são coletadas todas as variáveis da Turbina (parâmetros mecânicos) e do Gerador (parâmetros elétricos), sendo possível no sistema de supervisão, partir e  parar as máquinas de forma independente, reconhecer as falhas dos controladores, etc. 

O sistema de monitoramento de temperatura possui 55 CLPs Altus, modelo FBs24MA, que são responsáveis pelo monitoramento em tempo real da temperatura dos cilindros dos geradores, para efeitos de armazenamento de variáveis e TRIP das máquinas.

Foram instalados 1600 termopares, onde todos os CLPs são scanneados em rede MODBUS TCP, utilizando-se de um controlador Altus Nexto, instalado na sala de controle.



CLP Schneider M340 (Geradores & Subestação) e CLP Nexto NX3020 (Medição Termopares)


Sala de Controle


Powerhouse 01

Subestação

Detalhe termopar geradores




Sistema de supervisão Elipse E3.

Redes de Campo: No projeto em questão foram utilizadas as redes: ModBus RTU, ModBus TCP, Ethernet, DNP3.0  além de troca de sinais em 4-20mA.


Diagrama protocolo DNP3


Banco de dados: Microsoft SQL Server.


Telas do sistema


Detalhe Medição Temperatura

Detalhes Gerador com Medição de Temperatura

Detalhes Parametrização de Temperatura

Edição de TRIP dos Geradores por Temperatura

Parametrização de Temperatura para TRIPs dos Geradores


Em breve serão adicionadas mais telas do sistema


dan@dan.eng.br