UTE JSP - Usina Termelétrica Valo do Açu - Alto Rodrigues-RN

Seguem abaixo alguns projetos que desenvolvi no setor de Energia, que fazem parte do meu Portfólio, dentre diversos outros, desenvolvidos em setores variados, como o de papel e celulose, bebidas, mineração, açúcar e álcool, laticínios, etc:


SISTEMA DE CONTROLE E SUPERVISÃO
UNIDADE TERMELÉTRICA VALE DO AÇU (343MW)
ALTO DO RODRIGUES - RN
CLIENTE: PETROBRÁS



UTE Vale do Açu 01


UTE Vale do Açu 02


UTE Vale do Açu 03



Descritivo Técnico:
Usina Termelétrica do Vale do Açu Jesus Soares Pereira, mais conhecida como Termoaçu, é um ativo de co-geração, isto é, foi concebida para produzir energia elétrica e vapor de água, utilizando gás natural como combustível. De propriedade da Termoaçu S.A., Empresa de direito privado cujo capital é composto por 79,5% da Petrobrás e 20,5% do Grupo Neoenergia; seu ativo encontra-se locado à Petrobras, a qual detém a gestão do mesmo. Localiza-se no município de Alto do Rodrigues, a 200km de Natal e a 110km de Mossoró, ambos no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Celebra contrato de produção de energia para com três empresas, a saber: Petrobras, COSERN (Companhia Energética do Rio Grande do Norte) e COELBA (Companhia Energética da Bahia).
A usina vai produzir, na primeira fase, 310 MW líquidos de energia elétrica a partir de dois conjunto turbo-geradores à gás natural e um sistema de cogeração que produzirá 610 t/h de vapor para extração de petróleo dos poços da região. Uma turbina a vapor está prevista para funcionamento a partir do oitavo ano de operação, assumindo toda a demanda de vapor no 13º, complementando mais 110 MW de capacidade à planta, totalizando 450 MW. A usina foi construída no Sítio São José em Alto do Rodrigues pela Construções e Comércio Camargo Corrêa Ltda.
A termelétrica foi inaugurada em 19 de setembro de 2008 pelo Presidente da República. A obra utilizou recursos do PAC e foi uma das poucas obras deste programa concluídas no estado.
Fonte: Wikipedia


Sistema: Sistema composto por 2 turbogeradores GE Frame 7FA de 171,6MW (monitoramento de aproximadamente 1000 variáveis), 2 caldeiras de recuperação de vapor Vogt Nem de 296m³, sistema de captação de água com capacidade de 1200³/h, com interligação em 230kV em 30km de extensão, interligando a usina à estação Açu II da Chesf e diversos sistemas auxiliares.



7FA -  Montagem 01



7FA - Montagem 02



7FA - Vista em Corte




Projeto: Realização de interfaceamento de redes de campo entre as diversas unidades da usina afim de otimizar a comunicação do sistema de forma geral, configuração DCS (Distributed Control System) Foxboro Invensys I/A Series, configuração sistema ETE/ ETA, sistema de controle e emissão de gases, unidades de Caldeira Voigt, sistemas auxiliares, etc.

Redes de Campo: ModBus RTU, ModBus TCP, Ethernet, além de troca de sinais em 4-20mA.