UTE-DAIA - Usina Termelétrica do Distrito Agroindustrial de Anápolis-GO

Seguem abaixo alguns projetos que desenvolvi no setor de Energia, que fazem parte do meu Portfólio, dentre diversos outros, desenvolvidos em setores variados, como o de papel e celulose, bebidas, mineração, açúcar e álcool, laticínios, etc:


SISTEMA DE CONTROLE E SUPERVISÃO
UNIDADE TERMELÉTRICA DAIA - UTE DAIA (44,3MW)
ANÁPOLIS-GO
CLIENTE: ENGEBRA


UTE-DAIA

Descritivo Técnico
Usina Termelétrica de Anápolis UTE-DAIA está localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis-GO, ocupando uma área de 40.000 m². Sua estrutura é composta por dois galpões com 33 conjuntos de motores geradores que produzem 44,3 MW de energia elétrica disponibilizada para o Sistema Interligado Nacional. Resultado de um acordo firmado em 2002 entre a ENGEBRA, a Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial - CBEE e a Companhia Energética de Goiás - CELG, entrou em operação em janeiro de 2003. Custo final da obra: R$ 65.000.000,00. De novembro de 2002 a dezembro de 2005 a ENGEBRA obteve, através da UTE-DAIA, contrato de suprimento de energia elétrica emergencial com CBEE - Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial. Através do 1º Leilão de Energia Nova, em dezembro de 2005, a ENGEBRA comercializou 19 MW médios para 27 empresas concessionárias de energia elétrica através da assinatura de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado, promovidos pela ANEEL e executados pela Câmara Comercializadora de Energia Elétrica – CCEE.

O fornecimento teve início em janeiro de 2008 e prosseguirá até dezembro de 2022.
Fonte:  http://www.engebra.com.br/



Sistema: Composto por 33 Geradores Cummins, totalizando 44,3MW em dois PowerHouse´s independentes. Sistema de medição de óleo diesel, sistema de monitoramento da subestação com acionamento de chaves seccionadoras, disjuntores dos transformadores e relés de proteção. Interligação e envio de dados com ONS via protocolo IEC-104, com SOE (Sequence of Events) do sistema.

Arquitetura: Sistema composto por 33 módulos de controle PCC interligados em rede, de onde são coletadas todas as variáveis da Turbina (parâmetros mecânicos) e do Gerador (parâmetros elétricos), sendo possível no sistema de supervisão, partir e  parar as máquinas de forma independente, reconhecer as falhas dos controladores, etc. 
Constitui-se também de 2 Relés SEL-587 (Schweitzer Engineering Laboratories), 2 relés SEL-351, 2 multimedidores de energia Schneider ION-8600, controlador Allen Bradley SLC-500 dentre outros hardwares instalados.
Sistema de supervisão Elipse E3.

Redes de Campo: No projeto em questão foram utilizadas as redes: ModBus RTU, ModBus TCP, Ethernet, BacNet, Módulos Basic, LonWorks, DNP3.0  além de troca de sinais em 4-20mA.



Diagrama protocolo DNP3


Banco de dados: Elipse E3 Database.


Tela Geral do Sistema



Tela Geral do Sistema




Diagrama Unifilar




Multimedidor de Energia




Controle Grupo Gerador Powerhouse 02




Faceplate Comando Seccionadoras